Não é de hoje que sabemos que Rock Band 4 será focado no PlayStation 4 e no Xbox One. Os desenvolvedores do game tiveram como base várias pesquisas e o feedback dos jogadores dos títulos anteriores para conceber esse novo projeto. Portanto, a esperança é de que ele saia de acordo com o que o público espera, sem deixar de trazer novidades para os fãs da franquia – como uma campanha com escolhas ao melhor estilo RPG.
Porém, você já se perguntou por que Rock Band 4 não vai ser lançado para os PCs? De acordo com Daniel Sussman, líder de projetos na Harmonix – desenvolvedora do título –, há dois motivos para isso: a pirataria e a biblioteca de músicas.
Pirataria, mas não do jogo
Ao contrário do que muitos podem imaginar, a preocupação da Harmonix com a pirataria não está relacionada com o jogo em si. Na verdade, o medo é de que os jogadores mal-intencionados utilizem as músicas do game de forma não autorizada, algo que pode acontecer com muito mais facilidade nos PCs quando comparado aos consoles.
"Há algo muito reconfortante na rede fechada do PlayStation 4 e do Xbox One", diz Sussman. "Isso é importante para nossos parceiros da indústria musical. Mas isso não é um problema sem solução", conclui ele dizendo que essa pode não ser uma barreira definitiva para a chegada de Rock Band 4 aos computadores.
Diante das declarações do líder de projetos, a Harmonix veio a público dar mais detalhes sobre essa questão e explicar definitivamente tudo sobre essa ponto da pirataria:
"Nós não estamos preocupados com a pirataria de software nos PCs. Nós temos e vamos lançar jogos nessa plataforma. Na verdade, no ano passado nós lançamos A City Sleeps para o PC, MAC e Linux. Como o Daniel disse, a questão de segurança está relacionado ao licenciamento de músicas no jogo. O PlayStation 4 e o Xbox One possuem funcionalidades robustas nessa área. Isso adicionou segurança às plataformas.
No caso de plataformas mais abertas como os computadores, nós somos os responsáveis por isso. É algo que podemos construir. Não está fora dos planos para o futuro, mas nós estamos primeiramente nos focando em entregar Rock Band 4 para o PlayStation 4 e Xbox One até o final do ano."
E a biblioteca de músicas?
O outro argumento da Harmonix para não trazer o game para os PCs diz respeito à biblioteca de músicas. No caso dos consoles, a coletânea já está lá pelo simples fato de a desenvolvedora já ter lançados outros jogos para os video games de outras gerações. Isso não acontece nos computadores, plataforma que estaria recebendo o primeiro título da franquia.
Porém, apesar dos bons motivos, a Harmonix não descarta a possibilidade de, quem sabe um dia, lançar Rock Band para os PCs. Sussman disse que, para ele, é interessante manter essa conversa uma vez que o desenvolvimento de um jogo não se concentra apenas na plataforma para a qual ele vai estar disponível, mas sim o conteúdo que ele vai oferecer. Portanto, ainda de acordo com o líder de projetos, se aparecer uma oportunidade de chegar aos computadores, seria uma loucura deixar isso passar.
Fonte: Baixakijogos