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    20 anos de E3: 1997 foi a vez de Lara Croft e dos games de tiro


    em anúncios de novos consoles (como aconteceu em 1995, com o Saturn e o PlayStation, e em 1996 com o Nintendo 64), a terceira E3 foi dominada pelos games. Em 1997, a feira aconteceu de 19 a 21 de junho, no Georgia Dome, em Atlanta. Com mais de 1,5 mil games de 500 exibidores em uma área equivalente à de 35 campos de futebol, a E3 1997 teve seis conferências cobrindo alguns dos principais assuntos da época, com destaque para os jogos online.

    Pouco presente nos consoles naquela época, os FPS dominavam os PCs. Apesar de serem chamados de “clones de Doom”, Half-Life, Unreal, SiN, Daikatana, Prey, Quake II e Star Wars: Jedi Knight Dark Forces II fizeram suas estreias na E3 de 1997. No entanto, a maior surpresa do gênero apareceu em GoldenEye 007, exclusivo do Nintendo 64. Apesar de ser vigiado de perto pela imprensa, as demos convenceram a todos de que a Rare estava criando algo especial -- especialmente pelo modo de jogo split-screen para quatro jogadores, que ia muito além da diversão proporcionada pelos rivais Doom, Duke Nukem e Quake.

    GoldenEye 007 marcou época para a Rare e o Nintendo 64 (Foto: Reprodução)

    Metal Gear Solid, este também um exclusivo, mas do PlayStation, foi outro jogo que fez a E3 explodir, inicialmente mostrado apenas de forma não jogável no estande da Konami. Já Duke Nukem Forever também foi anunciado no evento daquele ano, com o slogan “Always Bet on Duke” (Sempre aposte em Duke”). O jogo demoraria mais de uma década para chegar ao mercado.

    Todos estavam especialmente atentos para ver como a Nintendo expandiria sua biblioteca de games para o Nintendo 64, considerada pouco volumosa na época. Ao contrário do que costumava fazer -- foco no desenvolvimento interno no Japão --, a empresa focou suas atenções nos Estados Unidos e no Reino Unido -- com destaque para o estúdio britânico Rare, que além de GoldenEye 007, trouxe Conker’s Quest (um jogo bem diferente do que se tornaria Conker’s Bad Fur Day) e Banjo-Kazooie. Havia uma expectativa especial para que a Nintendo anunciasse ainda o lançamento ocidental do 64DD, um HD externo com 64 MB para aumentar o armazenamento de dados, mas Howard Lincoln, chairman da Nintendo, limitou-se a dizer que, apesar de o hardware estar pronto, o software para ele ainda não estava."



    Dois games especiais da Nintendo não apareceram na E3 1997: um game da franquia The Legend of Zelda (que depois se tornaria Ocarina of Time), e o depois cancelado Robotech: Crystal Dreams. Em seu lugar, o hoje infame Superman 64 fez sua estreia, com recepção morna

    A Sega tinha um grande estande no evento, mas não tinha muito a mostrar. Quem apareceu de verdade naquela época foi uma empresa chamada 3Dfx, responsável por processamento de gráficos -- e basicamente todos os games de PC da época tinham “Powered by 3Dfx” em suas telas de apresentação.

    Outra empresa que deu o que falar na época foi a Eidos. Lara Croft estava em todos os lugares, e este era o ano de Tomb Raider II -- na época, dá para dizer que Lara era mais popular do que Mario e Sonic combinados. O frenesi era tanto que a Eidos levou uma sósia de Lara à feira, e uma grande quantidade do público presente ficou em uma fila gigantesca só para tirar uma foto com uma modelo vestida de top verde, shorts pretos e óculos escuros.

    Havia ainda uma pequena área de pornografia nos primeiros anos da E3. Essa área sumiu em 1997, mas deu lugar a uma exploração mais inocente dos corpos humanos: era o início da chamada "era das booth babes". Uma reprodução de Duke Nukem andava pelo pavilhão de exibições acompanhado de duas modelos. A Pandemic mandou uma moça vestida de enfermeira pelo Georgia Dome para entregar convites para seu estande -- e cada convite vinha acompanhado de uma camisinha.

    Visão aérea da cidade de Atlanta, com o Georgia Dome á direita (Foto: Wikimedia Commons)

    Mas o centro de convenções de Atlanta não era um lugar adequado para a E3. O espaço de exposições era maior e mais barato do que o de Los Angeles, mas mal desenhado para o show: no lugar de três grandes quadrados, havia dois retângulos infinitos. Em L.A., era possível atravessar o pavilhão de uma ponta a outra em 10 minutos. Em Atlanta, demorava o dobro.

    Apesar da frustração de que o evento falhou em conseguir “uma grande atração”, havia otimismo na qualidade e no número de games novos que sairiam em 1997. Depois da feira, inúmeros analistas da indústria previram o crescimento de desenvolvedoras ocidentais como Activision, GT Interactive, Electronic Arts e Midway.

    Principais anúncios


    • Duke Nukem Forever
    • Fallout
    • Half-Life
    • Metal Gear Solid
    • Modem do Nintendo 64
    • Panzer Dragoon Saga
    • Controle do PlayStation com dois direcionais analógicos
    • Quake II
    • Sonic 3D Blast para PC


    Games notáveis em exposição


    • Banjo-Kazooie
    • Conker's Quest
    • Final Fantasy VII
    • F-Zero 64
    • GoldenEye 007
    • Half-Life
    • Metal Gear Solid
    • Oddworld
    • Panzer Dragoon Saga
    • Prey Quake II
    • Resident Evil 2
    • Star Fox 64
    • Tetrisphere 64
    • Time Crisis
    • Unreal


    Fonte: IGN

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