O Jornalista Jorge Arellano, do LevelUP.com, jogou as primeiras 15 horas de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain durante um evento realizado pela Konami em Los Angeles e, aparentemente, descobriu uma opção do game que ainda não havia sido comentada. Trata-se da presença de microtransações, ou seja, de pagar com dinheiro de verdade para obter certos benefícios durante a jogatina.
De acordo com Arellano, é possível pagar via lojas virtuais para que certas missões realizadas por uma equipe enviada por você sejam completadas automaticamente, não depois de algumas horas — mais ou menos o esquema com o qual já estamos acostumados em games mobile ou de redes sociais.
Aqui está o trecho da prévia do jornalista:
"Acredito que descobri no título opções que não foram discutidas. (...) Quando você expande a sua base, normalmente pode designar trabalhos a uma equipe. Inclusive, é possível mandar grupos de soldados cumprirem missões mais simples por dinheiro. Até aqui, tudo bem. O problema foi que uma dessas ocasiões solicitou uma investigação que ia demorar, por exemplo, quatro horas de tempo real até ser completada. Porém, e aqui a coisa fica feia, notei uma opção para terminá-la instantaneamente. Ao selecioná-la, apareceu uma mensagem de erro na tela que me indicava que certas opções não estavam disponíveis sem acesso à PlayStation Network. Isso significa que preciso autorizar um pagamento para completar esses tipos de tarefas por tempo?"
Por enquanto, a Konami não se pronunciou sobre a existência desse tipo de possibilidade, que parece lembrar o sistema de Easy Fatalities de Mortal Kombat X — com a diferença de que os pagamentos trariam benefícios bem concretos, como desenvolvimento do esquadrão e aumento de nível mais rapidamente.
Isso não confirma de forma alguma que haverá microtransações. Ficaremos com o benefício da dúvida em relação à Konami, pois pode se tratar de uma interação com Metal Gear Solid V: Ground Zeroes ou o aplicativo para Android e iOS do jogo", finaliza o jornalista, que pede explicações sobre o ocorrido antes do lançamento.
Boas impressões
O questionamento de Arellano sobre as microtransações é somente um parágrafo da prévia do LevelUP.com em espanhol sobre The Phantom Pain — e, no resto do texto, ele é quase só elogios à empreitada de Kojima.
O jornalista elogia a interface em si (menos a de armas, que é um pouco confusa), o sistema de tutoriais (você vai aprender coisas novas até depois de dez horas de jogo, menos se tiver jogado Ground Zeroes) e até o realismo nos ferimentos de Snake (é preciso se curar no campo de batalha e algumas lesões são prejudiciais de forma específica, como um golpe na perna que impede você de correr ou não poder empunhar uma arma graças a um braço inutilizado).
MGS V: The Phantom Pain sai em 1º de setembro para PS3, Xbox 360, PS4 e Xbox One. A versão para PC chega duas semanas depois.
Fonte: Bj