Consultoria registrou venda de 1,9 milhão de unidades de janeiro a março.
O mercado de PCs caiu 26% em 2014, para 10,3 milhões de aparelhos.
A venda de computadores pessoais no Brasil caiu 20% entre janeiro e março na comparação com o mesmo período do ano passado, para 1,964 milhão de unidades, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (14) pela empresa de pesquisa de mercado IDC.
Do total de PCs comercializados no primeiro trimestre, 804 mil foram desktops (queda de 21% na comparação ano a ano) e 1,160 milhão, notebooks (queda de 19%). Além disso, 32% representam vendas para o mercado corporativo e 68% para o consumidor final.
A IDC disse que esperava volume maior de vendas no período. "Esse começo de ano foi muito turbulento e isso impactou diversos setores da economia", afirma Pedro Hagge, analista de pesquisas da IDC Brasil. Segundo ele, a confiança da indústria e do consumidor foi prejudicada e há cautela em relação a investimentos.
Além disso, houve reajuste de cerca de 15% a 20% nos preços dos computadores, o que afetou ainda mais nas vendas.
"O mau desempenho do quarto trimestre do ano passado e a opção por outros dispositivos, como smartphones, também influenciaram o resultado de vendas de PCs no primeiro trimestre desse ano", completou.
O estudo mostrou ainda que o valor médio dos aparelhos comercializados no período foi de R$ 2,32 mil para notebooks e de R$ 1,7 mil para desktops.
Em 2014, o mercado de PCs caiu 26% na comparação com o ano anterior, com vendas de 10,3 milhões de computadores.
Fonte: G1/Globo
A venda de computadores pessoais no Brasil caiu 20% entre janeiro e março na comparação com o mesmo período do ano passado, para 1,964 milhão de unidades, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (14) pela empresa de pesquisa de mercado IDC.
Do total de PCs comercializados no primeiro trimestre, 804 mil foram desktops (queda de 21% na comparação ano a ano) e 1,160 milhão, notebooks (queda de 19%). Além disso, 32% representam vendas para o mercado corporativo e 68% para o consumidor final.
A IDC disse que esperava volume maior de vendas no período. "Esse começo de ano foi muito turbulento e isso impactou diversos setores da economia", afirma Pedro Hagge, analista de pesquisas da IDC Brasil. Segundo ele, a confiança da indústria e do consumidor foi prejudicada e há cautela em relação a investimentos.
Além disso, houve reajuste de cerca de 15% a 20% nos preços dos computadores, o que afetou ainda mais nas vendas.
"O mau desempenho do quarto trimestre do ano passado e a opção por outros dispositivos, como smartphones, também influenciaram o resultado de vendas de PCs no primeiro trimestre desse ano", completou.
O estudo mostrou ainda que o valor médio dos aparelhos comercializados no período foi de R$ 2,32 mil para notebooks e de R$ 1,7 mil para desktops.
Em 2014, o mercado de PCs caiu 26% na comparação com o ano anterior, com vendas de 10,3 milhões de computadores.
Fonte: G1/Globo