Phantom Dust foi um dos exclusivos do Xbox One que chamou a atenção na E3 do ano passado. Mas a quantas anda o desenvolvimento do jogo atualmente? Não anda, na verdade.
Quando foi anunciado na E3 2014, Phantom Dust estava sendo produzido pela Darkside Game Studios, estúdio meio indie nem tão representativo, mas que auxiliou na produção de sucessos como Spec Ops: The Line, Gears of War Judgment e XCOM: Enemy Unknown.
Porém, o orçamento inicialmente acordado (5 milhões de dólares) não seria o suficiente para concluir o game de maneira decente. Assim, em fevereiro deste ano, representantes do Darkside e da Microsoft se reuniram para ver o que poderia ser feito.
Na ocasião, os produtores tentaram conseguir mais 3 milhões de dólares para tocar o projeto. O pedido não foi atendido e a Microsoft preferiu cortar relações com o estúdio que, sem dinheiro e sem perspectivas, acabou fechando suas portas logo depois.
O trailer em CG que foi apresentado na E3 do ano passado foi este aqui:
Apesar disso, a Microsoft garantiu que a produção de Phantom Dust não seria afetada, e que outra equipe assumiria o projeto. Mas parece que não é bem assim.
Em entrevista ao Gamertag Radio, o chefe de marketing do Xbox, Aaron Greenberg, afirmou que atualmente o game simplesmente não está sendo produzido. nas palavras dele:
- “No momento estamos pensando no que faremos em longo prazo com Phantom Dust. O projeto não foi cancelado, mas não há ninguém trabalhando nele no momento. Este é um projeto que, como tantos outros, precisará de mais tempo para ser lançado. Por hora, não podemos dar mais nenhum detalhe”.
Esta não seria a primeira vez que um jogo apresentado em um grande evento não vinga. Recentemente a Sony ressuscitou The Last Guardian depois de deixá-lo “esquecido” (e com muita incerteza sobre seu futuro) por quase 6 anos.
Phantom Dust seria o reboot de um jogo de combate e estratégia online com pitadas de card game (?!) lançado para o primeiro Xbox em 2005. Ainda que não seja o título mais popular do console, o jogo recebeu bons reviews na época de seu lançamento e alcançou o status de “cult”, o que justifica o interesse em um reboot.
A capa do jogo original, de 2005.
Ainda que não tenha sido cancelada, a produção deste reboot está em stand by, pelo menos até a Microsoft designar outra empresa para continuar os trabalhos. Só vamos torcer para que este não seja mais um daqueles jogos que se perdem no fundo de gavetas burocráticas e nunca mais veem a luz do dia…
Via: Gamespot