A NASA está fazendo uma parceria com a Microsoft para desenvolver o projeto Sidekick, um dispositivo de realidade virtual para auxiliar astronautas trabalhando fora da Terra.
Duas versões do aparelho, que é baseado na tecnologia do Hololens, serão enviados para o espaço junto com a SpaceX no dia 28 de junho. De acordo com a NASA, Sidekick pode reduzir os requerimentos de treinamento da tripulação e aumentar a eficiência dos trabalhos no espaço.
Um dos modos de funcionamento do Sidekick é "Modo Expert Remoto", que permite a alguém na Terra ver o que alguém da tripulação vê, via Skype. O operador em terra firme pode fazer anotações e observações sobre o ambiente do astronauta e guiá-lo em suas tarefas.
Uma outra opção é o "Modo Procedimento", que "melhora procedimentos standalones com ilustrações holográficas mostradas em cima de objetos com os quais a tripulação está interagindo."
Quando os dois dispositivos chegarem à Estação Espacial Internacional, eles serão testados em um modo standalone. Mais dispositivos serão enviados ainda em 2015 para testes do Modo Expert Remoto. Espera-se que o Sidekick será usado regularmente até o fim do ano.
Fonte: IGN